24 setembro 2007

Comunicólogos bem-sucedidos




Antes de me formar, abusava nos estágios. Como pouco curiosa que sou, perguntava: O que é gross sales? Para quê preciso atender um atacado se ele vende meus produtos errados? Quem é Pedro Passos? O que é empreendedorismo? Por que meu salário não acompanha o mercado? (perigo, nunca perguntem)

Mesmo depois dos estágios, as novidades não pararam de surgir, e, por isso deixaria de perguntar? Anular a personalidade por um capricho de imagem no mundo corporativo?

Como uma boa comunicóloga que se preze e, eis que encontro o valor de minha profissão, comunicar não é vender ou criar desejos falsos nas pessoas. É transmitir idéias, fazer pensar e aprender. E até perguntar de forma diferente. ;)

Ao invés de "o que é empreendedorismo?", que tal: "fulano, o que a empresa quer alcançar como objetivo ao dizer que irá investir mais em empreendedorismo? Quais são os benefícios para ambas as partes, além da XYZ? Eu vi que o conceito de empreendedorismo toma definições muito divergentes dependendo da abordagem que lhe é destinado, logo, gostaria de saber, o que VOCÊS consideram como empreendedorismo".

Uma rebuscada aqui, uma procurada sobre o assunto ali e pronto! É possível persuadir as respostas que se quer ouvir com as perguntas vestidas para as ocasiões certas!

É uma pena haver este tipo de julgamento nas corporações, pois a coisa mais bonita que existe no ser humano é a vontade de aprender, de querer fazer acontecer e querer se preparar para isto.

Enquanto você busca por aí assuntos que lhe ajudem a elaborar sua pergunta de amanhã na reunião com o chefe, saiba que existe uma pergunta que nunca terá problema de posições hierárquicas: O cafézinho é com açúcar ou adoçante?


Beijos!!!!!!!!!
Lud Figueiredo