29 maio 2009

Você vê o lado cheio do copo? - meu artigo na Results on


Queria entender o porquê de todo esse drama sobre a crise. Tá! Eu sei que vão me falar das hipotecas, da recessão, que é a maior da História, que tem um efeito multiplicador e etc. O que eu quero saber é o porquê de todo esse auê enquanto podemos encarar que, em toda a nossa história, crises vieram, foram, apareceram de novo e assim será de tempos em tempos.

Ao contrário do que muitos pensam, a crise pode ser uma grande oportunidade para aqueles que querem inovar e crescer. Tudo depende se você vê a metade do copo cheia ou se, por mais que tente, só vê a metade vazia. Ver o lado cheio do copo é ver o lado positivo das coisas e correr atrás do que se quer, pois ainda há uma gota de esperança (aliás, muito além de uma gota)!

Sobram exemplos históricos para comprovar que crise no Brasil ou no mundo serve para chacoalhar as pessoas e fazê-las olhar para dentro do negócio e se reestruturar. A Procter & Gamble foi criada em 1837, ano em que estourou a bolha bancária americana. A Sony era uma oficina eletrônica de consertos de rádios num prédio bombardeado na 2ª Guerra Mundial.

A Fedex surgiu em 1919 porque havia uma enorme dificuldade para enviar pequenas encomendas num curto prazo. No entanto, ela deslanchou mesmo com a desregulamentação do mercado cargueiro dos Estados Unidos, em 1977, com a compra de aeronaves maiores. A crise de 29, que gerou a derrocada da economia cafeeira no Brasil, acabou por promover investimentos em outras áreas e alavancar a industrialização nacional.

A ameaça de guerra entre China e Japão afugentou a U.S. Harkson de Xangai para o Rio de Janeiro, em 1941. No Brasil, começou produzindo ovos desidratados, mas, para compensar períodos de ociosidade no verão, a Harkson adotou a milenar receita chinesa do sorvete. Em 1942, começavam a circular no Rio de Janeiro os primeiros carrinhos amarelos e azuis – cores herdadas de Xangai – com o nome Kibon.

Lembram-se das décadas perdidas, dos anos 80 até o início do século 21? O Brasil estava na lama e, mesmo assim, evoluíram as telecomunicações e a educação superior, o varejo brasileiro se modernizou, a indústria siderúrgica renasceu e estruturaram-se as grandes plantações de soja e a liderança brasileira no suco de laranja.

A indústria fonográfica passa por uma crise constante desde os tempos da vitrola da vovó, indo para o microsystem, o walkman, o discman, o iPod etc. A civilização vive ciclos de transição de uma era para outra e, como todo ciclo, ou ele morre ao entrar em declínio ou se reinventa.

Esses são exemplos de negócios cujos empreendedores souberam fazer muito com pouco, aproveitando os recursos disponíveis para criar uma proposta de valor diferenciada. O segredo de se dar bem com a crise é Bota pra Fazer! E, no Brasil, sempre haverá oportunidade para crescer.

Lud Figueiredo
Fonte: Results on

Baby Boomer, mas com corpinho de Y



Mandei este vídeo para a Eline Kullock e adorei o título que ela deu ao video!
Fonte:Foco em Gerações

Lud Figueiredo

Geração Y: interdependência ou morte!


Por muitas eras seguidas, vivemos baseados no famoso pensamento de que o que realmente funcionava era o que estava concentrado nos “POUCOS E BONS”. Uma sociedade top-down na qual “eu mando e você obedece porque tem juízo”; em que a minha palavra é a final e que eu sou o melhor e pronto. Por minha causa, o PIB do Brasil cresce e eu sozinho, sem a ajuda de ninguém (ou de poucos) consigo impactar o ambiente onde estou.

Quem ainda pensa assim (e são muitos) já tiveram razão uma vez na vida. Uma vez que durou séculos! Mas esta é uma visão arcaica do que compõe uma sociedade no âmbito comportamental, funcional e até mesmo físico.

Hoje, a sociedade é sistêmica. Vivemos em rede, com ou sem internet. Não somos os donos de suas atividades, mas nos sentimos co-responsáveis por elas. Somos interdependentes em vez de independentes, como no passado.

Se você joga lixo no chão e eu não interfiro na sua ação, vou me sentir culpada por um ato que não cometi . Afinal, me sinto co-responsável com o meio em que vivemos e se eu não lhe chamar a atenção não fiz meu dever.

Se você tem uma idéia e nos pede execução, ela poderá ser um sucesso. Mas, se você perguntar o que eu acho, ou se quiser que eu te ajude a pensar, eu vou compartilhar com mais três pessoas e nós cinco implementaremos algo revolucionário no mercado. Hoje, a rede simboliza uma nova forma de se relacionar e sobreviver, ao invés de poucos e bons, é preferível ter muitos que são bons e caminha para o ótimo!

Para que pensar pequeno (e sozinho) se dá o mesmo trabalho de pensar grande (mais cabeças juntas)?

Quer entender um ger Y? Pense em rede.

Lud Figueiredo
Fonte da minha coluna: Foco em Gerações

21 maio 2009

Restaurantes para abrir ou tirar o apetite...














Fonte: Renatto Neves

QUANDO SE TEM CRIATIVIDADE EM EXCESSO...

AINDA SOBRE LEGOS

O artista Jan Vormann é o criador do Dispatchwork, em que preenche furos causados por armas na 2 Guerra Mundial com peças de Lego. Ele e anônimos preencheram os espaços pelas ruas de Berlim.




Fonte: Blue Bus

13 maio 2009

Astronauta da Nasa é primeiro a «twittar» do Espaço

No mínimo, essa notícia pode ser interpretada em duas vertentes: Ou EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA BAGAÇA DE TWITTER EM TODO CANTO ATÉ NO ESPAÇO, ou ESSA É REALMENTE A CONCRETIZAÇÃO DO PODER DA INTERNET!

Como eu estou num bom humor, voto na admiração pelo alcance da tecnologia! =)

O astronauta da NASA Mike Massimino fez história na terça-feira ao atualizar o seu perfil no Twitter com 139 caracteres durante a missão na Estação Espacial Internacional.

A façanha não será por certo tão espectacular como uma aterragem lunar, mas não deixa de ser admirável já que é a primeira pessoa a realizá-la a partir do Espaço, refere a CNN.

«Em órbita: o lançamento foi espectacular!!! Sinto-me lindamente, trabalho com afinco e estou a desfrutar da vista magnífica, a aventura de uma vida já começou», escreveu Mike Massimino na terça-feira.

Com o Twitter, o astronauta cumpre assim a promessa de partilhar a experiência de viajar no espaço. Massimino partilha e reporta aos internautas os momentos vividos na nave espacial Atlantis, enquanto faz reparações no Telescópio Espacial Hubble, colocado em órbita em 1990.

Mike Massimino começou a «twittar» em Abril de 2009, enquanto se preparava para esta missão espacial. Esta quarta-feira de madrugada, o astro_mike já tinha mais de 241 mil seguidores.

Polansky, astro_127, que vai comandar a missão STS-127 do vaivém Endeavor, pediu aos internautas que participem nesta experiência, colocando pequenos vídeos de 30 segundos no Youtube e que depois introduzam o link do vídeo na sua conta de Twitter (via @reply) que já tem, até ao momento, mais de 6200 seguidores.

Fonte: Iol (site português)

11 maio 2009

Simpsons à Capela! ANIMAL!!!!!

Como vender sorvete...



Essa loja é em Istambul.

Fonte: Blog do Cherto

Onde carregar seu Laptop?

Vejam que legais as pastas, mochilas e pastas para carregar seu notebook...

Nada daquela coisa quadrada e preta que parece os tempos do fordismo!









Fonte: Hong Kiat

Bjs

Lud Figueiredo

07 maio 2009

Ainda tem dúvidas sobre o efeito Crowdsourcing?

A T-Mobile, terceira maior empresa de telefonia móvel do Mundo, desenvolveu uma técnica de criar comunicação Viral, colocando justamente o consumidor no Palco.

Colocaram 13.500 pessoas numa das principais praças de Londres, para cantar o clássico dos The Beatles – HEY JUDE.



Fonte:Blog do Fabio Madia

06 maio 2009

Saki Saki - o video clip das arábias

Entitulado como "Melhor video clip do mundo" este é um video com tradução escrachada que rende uma batidinha de pé por baixo da mesa...