03 junho 2008

Inovar não é tão fácil quanto no passado, diz criador do YouTube

Dá para inovar, mas é preciso se esforçar mais do que antes. A idéia não cairá do céu em 15 minutos.

Para Hurley, seria difícil o site crescer sem o Google, que o adquiriu por US$ 1,65 bi

Chad Hurley, na época com 31 anos e especialista em interfaces para usuários, e alguns amigos tropeçaram na idéia do YouTube há pouco mais de três anos, quando quiseram compartilhar vídeos e acharam os serviços existentes pouco convenientes. Em 2006, o YouTube já era um fenômeno cultural tão grande que o Google pagou US$ 1,65 bilhão por ele. Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, acredita que o vídeo on-line é o avanço mais importante da web nos últimos 12 meses.
entrevista na íntegra - clique aqui.

PERGUNTA - Você tem saudade de quando o YouTube era só você e seus amigos fazendo algo divertido?
HURLEY - É bem mais fácil quando são apenas duas pessoas criando um produto. Mas, à medida que a equipe vai crescendo -e você tem um sistema que é usado por milhões de pessoas-, não é mais tão fácil tomar decisões rápidas. Estamos contentes por inovar mais ou menos rapidamente, mas não é como no passado.

PERGUNTA - Você lamenta a perda da independência após a aquisição?
HURLEY - Não. Foi uma decisão difícil, mas provavelmente teria sido muito difícil para o YouTube [sozinho] sobreviver e crescer como tem feito. Pudemos resolver muitas limitações e tensões impostas ao sistema, quando precisávamos de mais máquinas para acelerar a quantidade de vídeos exibidos. Fazemos parte do Google, mas nos sentimos independentes. Temos nosso escritório.

PERGUNTA - Como vocês prevêem ganhar dinheiro?
HURLEY - Com uma combinação de coisas. Temos anúncios "in-vídeo", no qual a pessoa participa clicando sobre um anúncio ou fazendo passar um vídeo dentro do que está vendo.

PERGUNTA - Vocês não se sentiram tentados pelo "pre-roll" (em que o usuário tem de assistir a um anúncio antes de ver o vídeo que escolheu)?
HURLEY - Os "pre-rolls" teriam sido uma ótima solução para ganhar muito dinheiro rapidamente, mas poderiam prejudicar a comunidade construída. A motivação para a entrada para o Google foi o desejo de alavancar a maneira como as pessoas podem promover vídeos, como promovem sites.

PERGUNTA - Alguns criadores tradicionais de conteúdos estão criando os próprios sites, como a Hulu. Serão futuros concorrentes?
HURLEY - Eles são mais competitivos que as emissoras de TV tradicionais ou outros serviços de vídeo sob demanda. Estamos trabalhando com a Hulu: ela tem um canal (no YouTube) em que coloca clipes promocionais para atrair tráfego. Estamos abrindo nossa API (interface de programação de aplicativos), para que as pessoas façam aplicativos de vídeo baseados no que desenvolvemos.


Adaptado de: CHRYSTIA FREELAND
DO "FINANCIAL TIMES"

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