09 junho 2009

O poder da retórica no discurso de um Geração Y

Segue meu novo post no blog Foco em Gerações



Quanto poder tem as crianças de hoje?

Você é daqueles que acha que toda criança é pura e diz a verdade? Que são anjos e presentes divinos?

Bom, pode ser que, até uma certa idade, isso aconteça ou que elas realmente eram assim há algum tempo. Acontece que, com todo o acesso a informação e com toda a liberdade dos tempos modernos (muitas vezes na escola com amigos, pela curiosidade e até pela liberdade concedida pelos pais como forma de recompensa), as crianças e a Geração Y, em geral, estão cada vez mais “adultas”.

A Geração Y tem um envolvimento tão grande com questões de relacionamento, um senso prático tão desenvolvido para tomada de decisões e um super jogo de cintura para inverter a situação que pode não apenas surpreender como também colocar-nos em situações constrangedoras e nos fazer refletir sobre o momento. São questões profundas, traumáticas, obscuras, psicológicas, enfim… diria que as mais difíceis de lidar.

Sabe o que é mais engraçado? É que eu sou da Geração Y. Tenho 24 anos. E já aconteceu comigo… Tive minhas decisões ou inseguranças expostas por minha prima de 12 anos, meu primo de 10 e etc. Já fui questionada pelo fato de não dar o exemplo devido!

Mas, como toda boa Y que se preze, quando era pequena eu era a criança que metia o bedelho em tudo, que propunha o divórcio dos meus pais enquanto eles discutiam na minha frente, que era a psicóloga da minha tia enquanto ela não se ocupava com coisas melhores para pensar.

Será que conforme crescemos restringimos nossas idéias, nos engessamos e nos enquadramos nos padrões da sociedade? Isso faz com que toda a nossa criatividade para arranjar argumentos e soluções vão para o Beleléu?

Nossa, o papo tá bem filosófico, daqui a pouco questiono se foi o ovo que nasceu primeiro (o que eu acho que foi, mas isso dá um outro post). =)
A mensagem é apenas para prestarmos atenção na evolução intelectual da Geração Y. É fato que o mundo conectado de hoje é uma maravilha e uma perdição.

Mas, na minha opinião é ótimo ter “acesso a tudo” e ter abertura para falar com todo o tipo de gente sobre diversos assuntos. É saudável ter repertório, conhecer as coisas, ser curioso. Isso estimula a criatividade, coisa que muita empresa no mercado sente falta (também, bloqueia até msn!!). Além disso, é um movimento inevitável; quem vai conseguir parar a velocidade da informação e a conectividade hoje?

Para quem já é crescidinho, aprenda com a Geração Y. As soluções para nossas dificuldades e as alternativas para os desafios encontraremos quando formos “mente aberta” como as crianças, curiosos e sedentos de informação o tempo todo. É isso que nos forma: conteúdo.

Lud Figueiredo

2 comentários:

Anônimo disse...

Ludmilla, só tô acompanhando! uma máxima:" Líder é aquele a quem decidimos acompanhar a um lugar onde não iríamos se estivessemos sozinhos!!
jama

Lud Figueiredo disse...

ô Loco Jama! Valeu... nossa, me senti importante agora!