30 abril 2009

Seu sonho grande é pequeno? - meu artigo no Papo de Empreendedor


(reinventando a teoria de René Descartes)

O ambiente para se empreender no Brasil é muito bom. Em meio a todos os impostos e burocracias, o modelo do mercado para quem busca conhecimento possui muita mobilidade social, o que permite que uma empresa que saia do zero e se agarre às oportunidades possa mudar de “casta” em nossa sociedade. Isso é um super incentivo para quem quer dar certo na vida, crescer e realizar grandes sonhos. Sonhar grande.

Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, podemos pensar muito grande. Qualquer obstáculo parece pequeno quando se tem um sonho grande. Ao passo que se o obstáculo é grande o suficiente para você desistir de seguir adiante, é porque seu sonho não valia à pena.

E para que o progresso dê certo e seja possível alcançá-lo, é necessário ter atitude, botar pra fazer.

Em geral, a sociedade vive ciclos e, como todo ciclo, pode entrar em declínio ou se reinventar. É nesse momento que entra a importância da atitude para darmos a volta por cima.

Nosso ciclo atual, a era do conhecimento, está se reinventando. Isso pede mudanças tanto pessoais quanto das empresas. Estamos numa transição em que a maioria das pessoas espera das empresas valores que elas querem para si.

Se repararmos ao nosso redor, as palavras mais ouvidas são: sustentabilidade, talentos, conhecimento, transparência, ética, resultados, gestão, governança corporativa, etc.

Governança Corporativa*... Ela é a principal reação da sociedade perante o escândalo da década de 90, em que os executivos agiam de acordo com os próprios interesses ao invés de se preocupar com o interesse dos acionistas.

E, por esta e outras razões, surge a bio-sociedade, uma geração que procura pulverizar o conhecimento e o capital para todos e exige das empresas um perfil alinhado com seus valores e crenças.

Já que é possível influenciar o futuro com nossas ações, é necessário estar apto a imaginá-lo e “botar pra fazer” as idéias.

O “Penso, logo existo” de Descartes, para mim, se transforma nos dias atuais em “penso grande, logo apareço”! =)

Para adotar os princípios de Governança, seguem algumas dicas de melhores práticas:



*Definição de Governança Corporativa:
Essa palavra é simplesmente o conjunto de valores, princípios, propósitos, regras e processos que regem o sistema e a gestão das organizações, bem como a relação com todos os públicos de interesse.


O assunto pode se estender bastante e é difícil resumir num post, mas, para quem quiser bater um papo sobre isso, comente!

Lud Figueiredo

Blog da PEGN - Papo de Empreendedor

Nenhum comentário: